Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008

Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008
O Serafim é uma escola onde todos colaboram

terça-feira, 26 de agosto de 2008

oficina 03

dia 30/o8, acontecerá no período da manhã, oficina de confecção de biju com a artesã Jamineide, na escola Serafim.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Oficina de fabricação de brincos com pet


Produtos das oficinas




Platéia atenta!




Após a confecção, as poses das artistas!











Professoras Jamineide e Regina em ação!



Fotos de brincos que foram confeccionados pelos alunos durante a oficina da artesã Jamineide da Jutaí Biju. As oficinas de confecção de brincos estão aocntecendo na escola neste mês de agosto. A última aconteceu sábado, dia 16 de agosto. A próxima será dia 30.




quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Últimas notícias

Amanhã, dia 15 de agosto, às 9:30,acontecerá uma oficina de fabricação de brincos com garrafas pet para os alunos interessados que fizeram pré-inscrição. A instrutora será a artesã Jamineide, ex-aluna do Serafim, que vai compartilhar saberes.
Não perca!

A caminho do parque Chico Mendes




Poses no parque




Caras e bocas da galera







O besouro misterioso




Durante a visita ao parque Chico Mendes os alunos encontraram um besouro. A missão agora é pesquisar sobre o animal. Quem será que vai ser o nosso Sherlock Holmes de plantão?


Momentos de descontração


Aula de campo no Parque Chico Mendes


Evento: aula de campo

Data: 12 de agosto de 2008, das 14:30 às 17:00;

Objetivo: investigar fauna e flora do parque;

Professores responsáveis:

Regina, Gleison e Lúcia

Turmas: 7ª F e equipe do sabão ecológico;



Logomarca

Este é a logomarca do projeto que foi selecioanda em um concurso realizado entre os alunos. O vencedor foi o David Sampaio de Andrade, da 8ª B do turno da tarde. Será utilizado em camisetas,folders, cartazes e demais instrumentos de divulgação do projeto.

O PROJETO

Olá colegas,
A proposta deste blog é apresentar o projeto "Planeta Serafim" que é realizado pela comunidade da escola estadual de ensino fundamental Serafim da Silva Salgado, localizada na Baixada do Sol, em Rio Branco-Acre.

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PLANETA SERAFIM


APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual Serafim da Silva Salgado, no permanente propósito de contribuir na formação de cidadãos preparados para viver numa sociedade em constante evolução, apresenta o projeto de Educação Ambiental: Planeta Serafim.
A proposta do projeto partiu de um conjunto de professores, que, ao observar atitudes cotidianas dos alunos que não são condizentes com a prática necessária de preocupação com a preservação dos recursos naturais, resolverão propor ações desencadeadoras de reflexão de atitudes que possam mudar a perspectiva de não valorização do meio ambiente para um cenário no qual todos possam contribuir, participando e sentindo-se responsável pela preservação e conservação do meio ambiente natural.
A realização deste projeto envolve professores de todas as disciplinas, no exercício da ecopedagogia, para tanto será usado internet para pesquisas e publicação dos resultados, alem de promover um evento para exposição e comercialização dos produtos ao longo do projeto.
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Serafim Salgado, localizada no bairro Aeroporto Velho, atende alunos adolescentes e pré – adolescentes, sendo muitos de famílias carentes, que têm a escola a mais importante fonte de educação e conhecimento.
A escola está inserida com muito sucesso no projeto Escola Aberta, na inclusão de alunos especiais e para enriquecer ainda mais seu trabalho comunitário, apresenta um projeto de educação ambiental, tendo como foco a reciclagem de papéis e plástico.
A Educação Ambiental nascida no interior do movimento ambientalista promove um processo de afirmação e reapropriação dos valores da sociedade em prol dos nossos futuros descendentes, desencadeando cidadania, responsabilidade social e preservação ambiental.
Os recursos naturais não são inesgotáveis, como se imaginou outrora. Na origem dos problemas ambientais, inevitavelmente, nos deparamos com ações humanas sobre a natureza, de fundo econômico e de interesses pessoais.
Acreditamos que a construção de um modelo de desenvolvimento sustentável não seja responsabilidade isolada dos governantes, é um processo do qual todos devemos compartilhar e principalmente ensinar as nossas crianças, tornando-as agentes multiplicadores.
A Educação Ambiental apresenta-se como agente catalisador de interação dentro da escola, apresentando também a oportunidade de trabalhar na prática a interdisciplinaridade, dando enfoque na formação de indivíduos críticos, outônomos e polivalentes.
O tema aborda também a consciência sobre o consumismo exagerado, um dos maiores males da atualidade. Nesse sentido, estamos baseados nas orientações curriculares contidas no PCNs temas transversais- educação ambiental e educação para o consumo.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver uma proposta de Educação Ambiental na Escola Estadual de Ensino Fundamental Serafim Salgado, com enfoque na reciclagem de material.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø Despertar a consciência ecológica e sustentável;
Ø Estimular debates sobre as responsabilidades sociais;
Ø Reafirmar atitude positiva sobre a preservação dos recursos naturais;
Ø Estimular na comunidade escolar o papel de agente multiplicador;
Ø Propor o valor do trabalho em equepe.
Ø Trabalhar a interdisciplinalidade;
Ø Viabilizar o conhecimento de lugares urbanos ligados a cultura e ao meio ambiente;

METODOS E MATERIAIS
Devido a grande demanda de papeis usados, resolvemos trabalhar com a reciclagem dos mesmos, sempre unindo prática e teoria.
Quanto ao plástico, faremos uma campanha de conscientização junto à comunidade escolar para a importância do recolhimento de plástico, principalmente as garrafas peti, uma vez que, sempre ouvimos falar em reciclagem, mas em nossa região é difícil a forma de captação desse material. Com isso, a renda da venda será usada para auxiliar nas despesas da formatura dos alunos 8as séries, portanto serão esses alunos os responsáveis pelo trabalho com a coleta das garrafas.
Para os passeios, devido ao grande número de alunos, faz-se necessário uma prévia classificação, podendo ser em forma de construção textual ou desenhos ligados ao tema, os trabalhos selecionados serão expostos no dia da Amazônia. Cada passeio terá uma nova turma. Os lugares escolhidos serão ligados não apenas ao meio ambiente, como também à cultura regional: Teatro Hélio Melo, Bibliotecas, Usina de Arte, Horto Florestal, parque Chico Mendes e Capitão Ciríaco e P Z da UFAC, após o passeio, os grupos montados anteriormente terão que trabalhar textos (descritivos ou narrativos) apontando assuntos que vão da observação e descrição do espaço visitado, a importância do mesmo para a comunidade local e os sentimentos e comportamentos gerados na ocasião.
Para a realização dos passeios faz-se necessário estabelecer parcerias com empresas de transporte urbano, os textos produzidos poderão fazer parte de um livro editado em parceria com uma gráfica.
Para o desenvolvimento do papel reciclado, a escola teria que adquirir alguns materiais como: o liquidificador industrial, telas, corantes, 2 bacias plásticas e outros. Um questionário pré-estabelecido sobre o tema irá proporcionar aos alunos o interesse pelo trabalho, com isso aumentar o interesse pelo trabalho voluntário por parte deles, Os mesmos passará por uma capacitação junto à escola de Educação Ambiental do SEMEIA. A produção será utilizada pela escola para confecção de materiais lúdicos para os alunos, nas datas comemorativas.
Quanto aos filmes e palestras, caberá a equipe montar o cronograma, escolher os temas e orientar os professores na explanação dos mesmos em sala de aula. Esses eventos serão para toda a escola. Cuidar da recepção e auxílio ao palestrante. Os temas poderão incluir saúde, cidadania e meio ambiente.
A equipe de divulgação será responsável não só pela divulgação de todo trabalho, como por buscar parcerias, pela produção final do trabalho, (fotos, relatórios) que possa ser divulgado na mídia e permanecer no histórico da escola.
Essa equipe será responsável pela união, bom desempenho e produtividade das outras equipes, (material digitado, xérox, agendamento de trabalhos, contatos e avaliação final).

PERSPECTIVAS

Este é um trabalho realizado em conjunto agrupando eloqüência e satisfação, permitindo assim que a mediação pedagógica se estabeleça, possibilitando ainda que a educação assuma sua função transformadora dentro da sociedade, tecendo uma teia que certamente representa o coletivo consciente de educando e educadores.
PLANO DE SUPORTE ESTRATÉGICO

OBJETIVOS
ESTRATÉGIAS
METAS
MATERIAIS




Educação ambiental.
Formar equipes de trabalho para desenvolver a reciclagem de papel e plástico
Equipe do Plástico
Ø Conscientização da comunidade para recolher o material;
Ø Contato para vender o plástico;
Ø Confecção de artefatos de garrafa pit;
Ø Delegar sobre o destino dos lucros ( 8as séries)
Ø Um espaço físico para armazenamento do plástico.
Ø 1 caderno de anotações.
Ø Tecidos coloridos
Ø Barbante e cola.
Ø 3 tesouras
Equipe do Papel
Ø Comprar o material
Ø Capacitação dos alunos na SEMEIA;
Ø Escolher os alunos da equipe;
Ø Confeccionar materiais do produto final
1 liquidificador industrial, cola branca, tela e madeira
2 bacias grandes de plástico, 1 caderno de anotações, 3 tesouras, 6 corantes diversos, um espaço para o trabalho
Equipe das palestras e filmes sobre o tema
Ø Fazer contato com os palestrantes;
Ø Montar o cronograma;
Ø Escolher os filmes
Ø Espaço físico e xérox
Ø Caderno para anotações
Ø Material impresso


Equipe dos passeios ecológicos em espaços históricos e culturais
Ø Elaborar estratégia de diagnóstico para a escolha dos alunos para o passeio;
Ø Agendar com as Instituições;
Ø Providenciar condução e a permissão dos pais.
Ø Xérox
Ø Um ônibus (parceria)
Ø Caderno de anotações




Equipe de divulgação e recepção
Ø Trabalhar juntos com as outras equipes;
Ø Providenciar material de mídia, convites e buscar parcerias.
Ø Xérox
Ø Material impresso
Ø Caderno de anotações

AUTO - AVALIAÇÃO:
Com o objetivo de subsidiar o relatório final do trabalho, será aplicado à todos atores envolvidos, uma auto-avaliação que irá medir o real envolvimento de cada um e quais os pontos positivos e os negativos do projeto. Tal avaliação terá direcionamento quantitativo e qualitativo alem de apresentar níveis diferenciados para alunos e profissionais. Através dos dados tabulados, construiremos os gráficos pertinentes aos resultados apontados, para que tenhamos um referencial padronizado para apoiar futuros projetos dentro da área de educação ambiental, oportunizando melhorar os pontos fragilizados.

ELABORAÇÃO:
Regina Célia Martins Silva e equipe docente da escola.
Formatação: Raimundo da Silveira Silva.
Correção: Jucelma Mourão
Coordenadores do projeto: Geraldo Antonio Cordeiro Jr. e Naíde Correia Taveira.
Gestão atual: Lúcia Maria Mello.
Colaboração:
Lúcia Mello – diretora
Gleice Moreira Oliveira - NTE
BIBLIOGRAFIA:
SATO, M. CLÉLI; Tarmaio, Irineu; Medeiros, Heitor. “ Reflexos das cores amazônicas.” Brasília: wwwF-Brasil, 2002. 143 p.il.
NOVAES, Washington(Org.) Agenda 21 brasileiro- base para discussão. Brasília: MMA, Comissão Nacional da Agendo21,2000.
DICIOMMO, Regina C. Ecofeminismo e Educação Ambiental. São Paulo: Cone Sul & UNIUBE,1999.

A logomarca do projeto Planeta Serafim foi desenhada pelo aluno da 8ª B David Sampaio de Andrade, que venceu o concurso.