Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008

Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008
O Serafim é uma escola onde todos colaboram

sábado, 22 de novembro de 2008


O que é a Biblioteca da Floresta
A Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva é especializada em assuntos e autores da Amazônia e do Acre. Tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável, colocando à disposição dos pesquisadores e da sociedade em geral as informações e as experiências do governo e dos movimentos socioambientais.
Entre os principais objetivos da Biblioteca destacam-se: 1- organizar a informação histórica e atual sobre desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões; 2 - tornar acessíveis ao público os trabalhos de pesquisas acadêmicas e técnicas sobre temas relevantes ao desenvolvimento sustentável; 3 - divulgar os resultados de estudos, pesquisas e projetos em execução na região e 4 - promover o diálogo entre os saberes dos povos da floresta e o saber científico.
Os pesquisadores e demais interessados têm acesso ao acervo de diversas maneiras: leitura e pesquisa local, empréstimo domiciliar, palestras, debates e exposições. Os usuários podem contar ainda com o site da Biblioteca da Floresta, onde encontrarão acervo digital, artigos de colaboradores, exposições virtuais, audioteca e videoteca.
O prédio da Biblioteca abriga exposições permanentes sobre os povos indígenas do Acre, o Zoneamento Ecológico-Econômico, coleção especial sobre as iniciativas lideradas por Chico Mendes, além de um espaço destinado a exposições temporárias.
Em 9 de outubro de 2007, data de abertura da Biblioteca ao público, inauguramos a primeira exposição temporária, chamada "Nossa Terra", que tem como objetivo promover uma visão holística do Planeta Terra e da Floresta Amazônica, buscando despertar mudanças de atitude em relação ao meio ambiente e promovendo a preservação e o senso de florestania.
A exposição mostra a dinâmica da formação e das transformações do Planeta Terra, destacando a evolução da humanidade e dos demais seres vivos ao longo de milhões de anos, e foi dividida em dois módulos: Formação dos Continentes e Oceanos e Vida na Floresta Amazônica.
O visitante é levado a conhecer a origem do Sistema Solar e do Planeta Terra, a formação dos continentes, os oceanos e os grandes lagos da Amazônia, bem como a fauna que habitou o Acre no passado. Poderá fazer uma viagem ao interior da Floresta Amazônica onde é mostrada a história, a riqueza da fauna e da flora, os vestígios de civilizações passadas e também os povos da floresta, seus saberes e sua cultura material.
A Biblioteca promove ainda uma extensa programação de debates relativos à Amazônia, ao Acre e ao desenvolvimento sustentável - os Diálogos da Florestania -, com o objetivo de construir e divulgar conhecimentos gerados pela experimentação científica e pelo conhecimento tradicional dos povos.
Os debates reúnem pesquisadores, especialistas, seringueiros, estudantes, índios, gestores públicos e interessados. As atividades são compostas por palestras, reuniões técnicas, exibição de filmes, apresentações artísticas e cursos, buscando diversas abordagens para todos os temas.
Como acessar
Para acessar os serviços de consulta bibliográfica e empréstimos da Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva é necessário realizar cadastro no próprio local, através da apresentação de documento de identidade ou outro documento oficial similar, e comprovante de residência.
Para realizar visita orientada às exposições e acessar a pesquisa on line, é necessário realizar agendamento prévio no próprio local.
A Biblioteca está aberta ao público todos os dias nos seguintes horários:
Segunda a sexta-feira: das 8 às 21 horas;
Sábado: das 14 às 20 horas;
Domingo e feriados: das 16 às 20 horas (apenas visita às exposições).
Nosso endereço
Via/Parque da Maternidade, s/nº - Centro. CEP. 69.900-000 – Rio Branco – AC
Fone: (68) 3223-9939 Fax: (68) 3223-5659 / E-mail:
' );
//-->\n
biblioteca.floresta@ac.gov.br
' );
//-->

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
' );
//-->

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
www.bibliotecadafloresta.ac.gov.br

A dinâmica prof. Anginery


Biblioteca da Floresta


Auditório da Biblioteca... filmes sobre a Floresta Amazônica e seus povos.

Biblioteca da Floresta

contação da história dos povos indígenas do Acre

aula na Biblioteca da Floresta



A Biblioteca da floresta é um espaço dedicado a pesquisa e aula ambiental para todos os seguimentos da sociedade de Rio Branco, as aulas fazem parte do Projeto de Educação Ambiental da escola Serafim" Planeta Serafim- Primeira Edição."
Professores Anginery e Wilian responsáveis pela aula de educação ambiental na Biblioteca da Floresta. Parabens!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

conceito de educação ambiental

A Conferência de Tbilise definiu a educação ambiental como uma dimensão dada ao conteúdo e a prática da educação, orientada para desolução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinar e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.
" A educação ambientel é um processo contínuo de capacitação do cidadão para que, sem sacrificar a necessidade de desenvolvimento, ele participe ativamente da conservação do meio ambiente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida " ( Luque apud Pereira, 1993, p. 76).