Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008

Campeã do Prêmio Referência em Gestão Escolar - 2008
O Serafim é uma escola onde todos colaboram

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RESUMO DOS PRINCIPAIS PROJETOS


            
RESUMO DOS PRINCIPAIS PROJETOS DESENVOLVIDOS E PREMIADOS DA ESCOLA SERAFIM DA SILVA SALGADO

      PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA E GESTÃO ESCOLAR ANO BASE 2007/2008
Trabalhamos com a ação coletiva, a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, fortalecendo o compromisso com uma aprendizagem de qualidade. Em 2008 a escola foi campeã da nona edição do Prêmio Estadual de Referência, em Gestão Escolar. Essa vitória é de todos que diariamente contribuem para o crescimento da educação da nossa escola, estamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso esforço e dedicação, obrigada aos funcionários, professores pais e alunos pelo estímulo e apoio aos Projetos que implementamos na Escola.


PROGRAMA ESCOLA ABERTA
O Programa possibilitou a realização do  Projeto Serafim de Portas Abertas nos finais de samana. Premiado em 1º lugar na categoria Ensino Fundamental no Prêmio Construindo a Nação/2011.   Nos finais de semana, a escola fica aberta aos alunos e à  comunidade, oferecendo oficinais e atividades de lazer, esporte, educação e cultura,  A escola é transformada em ambiente aberto à criatividade, ao convivo pacífico e à aprendizagem permeada pelas práticas culturais e esportivas.


PROJETO SOLETRANDO NO SERAFIM

O projeto tem por objetivo ampliar as condições de possibilidades de comunicação através de leituras orientadas, assim como motivar os alunos a praticar a leitura e a pesquisa. O projeto conta com as seguintes etapas: Indicação de obras literárias para leitura por todos os alunos; Seletiva na sala de aula; Seletiva por turno e Etapa final. No ano de 2008, a escola foi campeã estadual de soletração, tendo o aluno Orleans Motta representando o Estado do Acre no Programa Caldeirão do Huck, o que será repetido em 2012, uma vez que a aluna Raphaella Assem foi campeã estadual em 2011, e representará o Estado em 2012, no mesmo programa da Rede Globo.
  

PROJETO QUALIDADE DE VIDA NA EJA

Projeto vencedor em 1º lugar no Prêmio construindo a nação na categoria Educação de jovens e Adultos 2010/2001
O projeto propõe ações interdisciplinares que contribuem para a apropriação de espaços culturais e de lazer como forma de inclusão social, bem como a adoção de um processo de orientação e prevenção das doenças do mundo moderno, visando uma melhor qualidade de vida.
                                                                        
FANFARRA
A Fanfarra da escola teve sua fundação em maio de 2002. É composta por  60 componentes, estando na categoria Infantil. Foi criada com o objetivo de participar dos concertos, concursos e desfile de 7 de setembro. A fanfarra foi campeã em 2º lugar na categoria Banda de Percussão Marcial Infanto-Juvenil (Linha de Frente e Corpo Musical- III Regional), no XI Campeonato de Bandas e Fanfarras 2011. 


 PROJETO PARADA PELA LEITURA (COM A PALAVRA O SERAFIM)
Objetiva o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos,  garantindo-lhes o emprego correto da língua portuguesa em diversas situações de comunicação, produzindo e compreendendo os gêneros literários nos diferentes textos que interagem com eles quotidianamente.
O projeto acontece mensalmente, momento em que a escola para  por 2  horas para fazer leitura, alunos em sala de aula e funcionários em seus setores. Todos que chegam à escola recebem algo para ler gêneros literários nos diferentes textos que interagem com eles quotidianamente.

                    PROJETO SERAFIM NA LINHA DE FRENTE CONTRA AS DROGAS
O projeto foi implementado a partir de junho de 2005, após diagnosticar a presença de drogas na escola. Tem por objetivo desencadear um processo de reflexão sobre os maléficos, os perigos, as consequências físicas, psicológicas e sociais do vicio para os jovens com vista a prevenção do uso de droga entre os estudante. Recebeu apoio do policiamento escolar, tendo o projeto repercutido na comunidade. 

PLANETA SERAFIM
Visa desenvolver uma proposta de educação ambiental na escola para despertar a consciência ecológica e sustentável estimular debates sobre as responsabilidades sociais, reafirmar atitude positiva sobre a preservação dos recursos naturais, etc.
Endereço eletrônico: www.planetaserafim.blogspot.com

HORTA ESCOLAR
O projeto tem por objetivo oportunizar a todos a aprendizagem sobre cultivo de plantas utilizadas como alimentos e com isso melhorar a merenda escolar, bem  como resgatar a cultura popular no plantio e uso de plantas medicinais.


PROJETO SERAFIM LENDO EM CASA
O Projeto propõe atividades de incentivo à leitura na biblioteca da escola, aproximando o aluno dos diferentes gêneros textuais, através da leitura e da escrita.
O diferencial do Projeto está no fato de que os alunos levarão para casa sacolas, doadas pelos Amigos da Escola, com livros diversos, para que toda  a família possa compartilhar  da leitura, podendo renovar o empréstimo e ao fazer a devolução, os alunos farão um resumo oral e escrito da obra lidas.

PROJETO AMIGOS DA ESCOLA
O Projeto foi implantado em julho de 2002 e permanece até o presente, sendo realizado com sucesso. Objetiva contribuir para a inclusão social e ampliação de oportunidades de aprendizagem, envolvendo alunos ex- alunos e pessoas da comunidade, trazendo grandes benefícios a escola.  A gestora Lúcia Maria Oliveira de Melo já realizou viagens custeadas pelo programa, para realização de planejamentos anuais.




PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
É a possibilidade de uma educação integral elemento de articulação no bairro do arranjo educativo local em conexão com a comunidade que organiza em torno da escola, mediante ampliação da jornada escolar, ações na área da cultura, do esporte, dos direitos humanos, letramento, matemática e do desenvolvimento social.

 
GESTORA
Lúcia Maria Oliveira de Melo

Nenhum comentário: